Divulgar conteúdo
  • Belo Horizonte
  • MG
  • Telefone 31 9136-2210

Conteúdo

Note: novos artigos aparecem primeiro.

Material didático, organizado tematicamente, incluindo: apostila completa de História, vasto material sobre História da África, mapas e charges.
Para uma visão geral dos temas, consulte o índice temático.

Como encontrar o que você procura

A História não é um fluxo contínuo

A História não é um fluxo contínuo, cronológio de eventos. Os acontecimentos se interrelacionam e são interdependentes. É impossível conceber um estudo sóbrio da História sem ter em mente esse caráter e essa relação entre os acontecimentos. Por isso, julgamos adequado disponibilizar mais de uma maneira de apresentar o conteúdo a nossos visitantes.

Há inúmeras maneiras de acessar o conteúdo desejado:

Populismo

Aguarde introdução...

A imprensa e a ditadura militar

A imprensa e a ditadura militar

A participação de grande parte da imprensa brasileira no apoio à ditadura militar (1964-1985) é hoje um dos fatos mais polêmicos entre aqueles que realmente apoiam a abertura da Comissão da Verdade e aqueles que desejam "enterrar o passado". É de conhecimento público o apoio, não apenas ideológico, como também financeiro, de certos órgãos da imprensa à insana perseguição que se seguiu ao Golpe de 64 àqueles que defendiam o Estado de direito. Gilberto Maringoni nos brinda com sua cáustica charge chamando a atenção para o descaso e/ou desconhecimento público de tais ações.

A Casa: Casa dos Espelhos

A Casa: Casa dos Espelhos

Alan Fontes, Casa dos Espelhos [série A Casa], 2006, instalação na Galeria Celma Albuquerque, Belo Horizonte.

Imagem gentilmente cedida pelo artista plástico Alan Fontes de sua série A Casa, realizada entre 2005 e 2007, exposta, dentre outras, na Galeria de Arte COPASA, 11 out. – 13 nov. 2005. Leia também o artigo As casas de Alan Fontes.