• Belo Horizonte
  • MG
  • Telefone 31 9136-2210

Ficha Limpa?

Ficha Limpa?

A charge nos remete à famosa obra O Grito, do artista norueguês Edvard Munch, representante do expressionismo, na qual a angústia do ser humano é retratada de forma chocante. O autor da charge, Amâncio, "brinca" com a atual lei "Ficha Limpa" segundo a qual candidatos sob processo criminal deveriam ficar fora dos pleitos. Considerando a ineficácia na aplicação da medida tão alardeada como mecanismo de purificação das instituições, o eleitor... grita.

Poucos perceberam algumas possíveis armadilhas embutidas nessa lei de grande apelo, e pouquíssimos tiveram coragem de criticá-la, já que correriam o risco de serem previamente considerados "ficha suja". Para o blogueiro Fofão, por exemplo, "ficha limpa é contrário à cidadania, na medida em que supõe que Estado deva cumprir pelo cidadão o seu dever de responsabilidade na seleção dos candidatos". Nesse sentido, convêm manter o espírito crítico sobre todas as medidas que afetam tão diretamente a cidadania de cada um de nós.

Afinal, apesar da lei estar em vigor, diante de sua manifesta ineficácia, ainda cabe a você selecionar a ficha de seu candidato.